sábado, 25 de junho de 2011

MONICA PENALVER - LIVRO 1 DA SAGA ASTUR - A ESPADA E A CHAMA




Morvan, conhecido como o Impassível por sua habilidade para ocultar seus sentimentos, é um jovem e nobre guerreiro godo.
Depois de anos de serviço, o príncipe Pelagius lhe concedeu ao fim um feudo no que assentar-se...Mas não contava com que ali encontraria com a muito bela ladra que tentou lhe roubar o cavalo.
Lua é a filha menor de Galo, o chefe de um importante povoado medieval.
Quando Morvan chega a vila para ocupar o lugar de seu pai, a primeira reação da jovem é de puro ódio.
Entretanto, o compromisso de Morvan com Alla, a irmã mais velha de Lua, acorda nela sentimentos que até então tinham permanecido ocultos.

No ano 711 o último rei godo , Rodrigo, sucumbe na batalha de Guadalete ante os exércitos muçulmanos depois do pedido de ajuda a estes por parte de seus rivais ao trono Egica e Witiza.
Inicia-se deste modo a conquista da Hispania e o desmoronamento do reino.
O imparável avanço dos sarracenos tem resposta em um longínquo reduto das montanhas cántabras onde numerosos aristocratas germanos tinham procurado refúgio.
É aqui onde Pelagius (Pelayo), possivelmente um destes aristocratas, forma uma frente comum com os selvagens habitantes destas terras, os rebeldes clãs astures, para enfrentar à ameaça muçulmana.
A primeira escaramuça de renome tem lugar em Covadonga no ano 722, batalha que deu início à retomada dos territórios cristãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário